Support Ukraine #StandWithUkraine
logo

Como funciona o site Paylab.com?

Metodologia de pesquisa salarial Paylab.com.

Paylab.com é um site onde é possível comparar salários para mais de 700 cargos profissionais. A lista de cargos reflete o mercado de trabalho da República Eslovaca e é constantemente atualizada.

Esta pesquisa salarial foi criada em 2007 (então sob o nome Merces.sk). O autor da metodologia de coleta, processamento e avaliação dos dados da pesquisa é a empresa Alma Career Slovakia s. r. o. A mesma metodologia é utilizada em portais salariais localizados na República Tcheca (Platy.cz), Hungria (Fizetesek.hu), Polônia (Pensjometr.pl), Bulgária (Zaplatomer.bg), Romênia (Paylab.ro), Estônia (Palgad.ee), Lituânia (Manoalga.lt), Letônia (Algas.lv), Croácia (Mojaplaca.hr), Bósnia e Herzegovina (Plata.ba), Macedônia do Norte (Mojaplata.mk), Sérvia (Infoplate.rs) e no portal internacional Paylab.com.

Para quem é o Paylab.com?

O público-alvo do portal são pessoas no mercado de trabalho que desejam comparar seus salários, bem como empresas que precisam tomar decisões de remuneração com base em dados atuais e confiáveis.

Indivíduos

Pessoas não apenas na Eslováquia, mas praticamente em todos os mercados de trabalho, têm a necessidade de comparar seus salários, principalmente para saber se estão sendo remuneradas de forma justa pelo seu trabalho. O valor do salário representa, para muitos, uma medida de reconhecimento e autoestima, além de servir como indicador prático para planejamento financeiro e decisões de carreira.

A comparação pode motivar melhorias de desempenho, educação continuada ou mudança de emprego. Também promove transparência e ajuda a revelar possíveis desigualdades salariais. No fim das contas, trata-se não apenas de dinheiro, mas também de justiça, reconhecimento e igualdade no ambiente de trabalho.

Empresas

As empresas pesquisam salários em diversas pesquisas para acompanhar as tendências atuais e permanecerem competitivas no mercado de trabalho. Isso as ajuda a atrair e reter talentos, estabelecer políticas salariais justas e transparentes e evitar a rotatividade de funcionários.

Esses dados também servem como base para planejamento orçamentário, remuneração por desempenho e comparação interna de cargos. Com isso, as empresas podem gerenciar suas estratégias salariais de forma eficaz e construir um ambiente de trabalho confiável.

Comparação salarial para indivíduos

Trabalhadores podem comparar gratuitamente seus salários com os valores atuais do mercado no site Paylab.com. Para fazer a comparação, é necessário preencher um questionário salarial anônimo. O resultado é um relatório que mostra a comparação do salário informado com a média salarial do mercado, considerando a região indicada no questionário. O relatório também inclui salários por faixa etária e, para comparação, salários em países selecionados. Também são apresentados os benefícios não financeiros mais comuns para o cargo e dicas sobre como negociar salário.

Serviços do Paylab.com para empresas

Os serviços para empresas são oferecidos por meio da Ferramenta Salarial, uma aplicação web onde é possível ativar os serviços Salários de Funcionários e/ou Salários Anunciados.

Salários de Funcionários

Os dados salariais são coletados diretamente de pessoas empregadas que preencheram o questionário salarial. Esses dados são automaticamente limpos de duplicatas e valores extremos. Os dados limpos são inseridos em nosso modelo inteligente, baseado em regressão quantílica, que considera relações entre cargos, regiões, tamanho da empresa, educação, experiência e idade. Isso nos permite estimar salários mesmo para cargos com poucos respondentes. Cada relatório informa de forma transparente o número de respondentes usados para calcular os dados do cargo selecionado.

O relatório inclui um histograma — um gráfico que mostra a distribuição dos funcionários por faixas salariais.

Outra estatística importante é a faixa salarial expressa por percentis básicos, comparando salário base e salário total.

Os dados salariais para empresas são apresentados com os seguintes percentis:

  • 1º decil – 10% dos funcionários ganham menos que o valor indicado
  • 1º quartil – 25% dos funcionários ganham menos que o valor indicado
  • mediana – metade dos funcionários ganha menos/mais que o valor indicado
  • 3º quartil – 25% dos funcionários ganham mais que o valor indicado
  • 9º decil – 10% dos funcionários ganham mais que o valor indicado

Além disso, o cliente pode escolher o chamado ponto médio, o valor do percentil para o qual deseja ver o salário correspondente no relatório.

O relatório continua com gráficos e tabelas adicionais que mostram a distribuição salarial com base em critérios-chave: experiência, tamanho da empresa, educação, idade etc. No final do relatório, há também uma previsão salarial para o próximo ano. O relatório pode ser direcionado para um setor específico.

Tamanho da empresa

  • Pequena empresa – até 50 funcionários
  • Média empresa – de 50 a 249 funcionários
  • Grande empresa – mais de 250 funcionários

Experiência

  • júnior – até 2 anos de experiência
  • pleno – de 3 a 5 anos de experiência
  • sênior – 6 anos ou mais de experiência

Informações sobre benefícios financeiros e não financeiros

Além dos dados salariais, se houver número suficiente de respondentes, o relatório também apresenta uma visão geral do pacote de remuneração e dos benefícios não financeiros. Os dados são calculados com estatísticas clássicas, e exigimos pelo menos 15 respondentes que atendam a todos os critérios do formulário para esses cálculos.

Os dados salariais do serviço Salários de Funcionários são atualizados mensalmente.

Devido ao caráter internacional da pesquisa, as empresas podem acessar dados salariais de mais de 130 países. A metodologia unificada em nível global permite comparar salários entre diferentes países.

Em quais casos os dados salariais não podem ser exibidos?

Apesar da aplicação do nosso modelo inteligente, pode acontecer que não seja possível exibir informações salariais para um determinado cargo. Isso ocorre principalmente com cargos novos ou quando há poucos dados históricos coletados para o país.

Nesses casos, oferecemos aos usuários um documento com dicas e recomendações sobre como negociar salário. O usuário pode solicitar o envio automático da comparação salarial assim que ela estiver disponível. Basta informar seu endereço de e-mail, para o qual enviaremos o link da comparação.